O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), criado pela política Nacional de Humanização (PNH), tem o objetivo de intervir na melhoria contínua dos processos de trabalho e tornar o atendimento mais acolhedor, ágil, dinâmico e humanizado, assegurando o firme compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a saúde integral para todos os usuários e profissionais de saúde. O GTH também promove ações humanizadoras para pacientes e colaboradores do hospital. Isso é humanização na saúde. Esse é nosso desafio!
Dentre os principais projetos, destacam-se:
Objetiva ampliar as possibilidades de acesso para os visitantes e acompanhantes, além de instruí-los sobre as rotinas e cuidados com o paciente, tornado-os sujeitos ativos no processo de cura;
Programa aberto à população com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, a fim de reduzir as consequências dos males causados pelo uso de cigarro. Oferecendo informações e oportunidade de um tratamento humanizado e gratuito a fim de erradicar o consumo do tabaco em seu dia a dia;
Cuidado Paliativo é definido pela Organização Mundial de Saúde como uma abordagem que melhora a qualidade de vida do paciente e seus familiares que enfrentam uma doença que ameaça a vida. Promove o alívio da dor e de outros sintomas e proporciona suporte espiritual e psicossocial desde o diagnóstico até o fim da vida e o período de luto. O Grupo de Cuidados Paliativos iniciou suas atividades em 2009, cuidando dos pacientes atendidos no Centro de Especialidade Oncológica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.
O grupo de apoio tem o objetivo de ouvir, tirar dúvidas e cuidar dos familiares dos bebês internados no hospital. Ocorre uma vez por semana, terças-feiras às 14:00, e é composto por uma equipe multiprofissional.
Visa proporcionar aos pais contato com a equipe multidisciplinar, promovendo a orientação das normas e rotinas nas enfermarias.
Este projeto visa atender as demandas psíquicas e emocionais de pacientes e familiares, possibilitando a intervenção no sofrimento advindo da hospitalização e do enfrentamento da doença, contribuindo com o bem-estar geral do cliente.
As visitas têm por objetivo estimular, através do contato com os cães e gatos e terapia assistida por animais, à socialização entre pacientes, familiares e profissionais da saúde, proporcionando alegria e experiências diferenciadas no âmbito hospitalar. A visita ocorre uma vez ao mês, sempre aos sábados.
Objetivo é proporcionar ao colaborador ou colaboradora um kit (roupas para bebê, fraldas e artigos de higiene pessoal) masculino ou feminino, confeccionado por grupo de voluntárias
O que levar para você:
- 2 camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação;
- 3 calcinhas grandes e confortáveis;
- 1 roupão para andar pelos corredores do hospital depois do parto para receber visitas;
- 1 chinelo ou sandália de dedo;
- 2 sutiãs de alças largas e confortáveis;
- Produtos de higiene pessoal como pente, xampu, condicionador, sabonete líquido, escova de dentes, creme dental, absorventes, toalhas e desodorante;
- Roupa apropriada para a alta.
O que levar para o bebê:
- 1 pacote de fraldas descartáveis RP ou P;
- 3 jogos de roupas de acordo com a temperatura na época do nascimento;
- 2 mantas;
- 2 toalhas;
- 3 paninhos de boca;
- Produtos de higiene: sabonete neutro e escova para cabelo com cerdas macias;
- O hospital tem o título Amigo da Criança, de forma que não permitirá o uso de chupetas ou mamadeiras durante todo o internamento.
Proporcionar as gestantes orientações na área da saúde, normas e rotinas do hospital.
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie convida você, futura mamãe, para participar de nosso programa “Oficina de Gestantes”. Este curso oferecido gratuitamente pela instituição tem como objetivo orientá-la sobre o pré-parto e pós parto.
Venha participar conosco deste momento especial, tirando as suas dúvidas.
Sua presença é muito importante para nós!