2018 - União com Instituto Presbiteriano Mackenzie

O ano de 2018, mais precisamente o dia 18 de dezembro, entra para história do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba como um marco, pois foi o dia em que o Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo, assina o termo de posse do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, passando a se chamar Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie é um hospital geral e de alta complexidade, onde são realizados mais de um milhão de atendimentos e procedimentos por ano nas mais diversas especialidades. O local é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paranaense, especialmente em casos de Urgência e Emergência, queimaduras e gestação de alto risco.

A instituição hospitalar zela pela qualidade nos serviços de saúde possuindo a mais avançada tecnologia em hemodinâmica e radiologia intervencionista do Estado, além de transplantes e outras cirurgias de alta complexidade. Além disso dispõe de estrutura moderna para exames e diagnóstico por imagem, como Ressonância Magnética, Tomografia, Hemodinâmica, entre outros.

Atualmente, faz parte do Programa da Rede de Urgência e Emergência e Rede Cegonha do Ministério da Saúde e do Programa Mãe Paranaense do Governo Estadual. Também é o maior parceiro da Prefeitura Municipal de Curitiba, junto à Secretaria Municipal de Saúde no atendimento ao SUS da grande Curitiba e Região Metropolitana. Faz parte da rede de Hospitais Sentinela, credenciado pela ANVISA, e também é um Hospital Amigo da Criança, pelo UNICEF.

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie é resultado de uma ação filantrópica consolidada, utilizando-se de profissionais capacitados e das técnicas mais avançadas, afim de prover a melhora na qualidade de vida das pessoas, em harmonia com os princípios cristãos.

Conheça a História do Hospital
1970 - Ampliação / Pedra Fundamental

Logo após o início das aulas de medicina constatou-se a necessidade de ampliação do hospital. No 11º aniversário do Hospital foi lançada a pedra fundamental para construção do novo prédio, um bloco em forma de pentágono construído acima da edificação já existentes passando de 150 para 450 o número de leitos.

1968 / 1969 - Nascimento da Faculdade Evangélica do Paraná

Ao longo dos anos a cidade foi crescendo e a SEB, observando a demanda por profissionais da área de saúde, fundou o Centro de Estudos e Pesquisas Evangélico. Percebendo a força da qualidade do ensino oferecido, em 1969 nasceu a Faculdade Evangélica do Paraná.

1959 - Inauguração

Finalmente chega o dia da Inauguração do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba - HUEC, em 5 de setembro de 1959. Um grande acontecimento para toda a cidade e, especialmente para a comunidade evangélica. O prefeito de Curitiba, na época, Dr. Iberê de Matos, desceu do carro para participar da solenidade, mas seu dedo ficou preso à porta. Foi atendido prontamente, sendo o primeiro paciente deste hospital.

1947 - Construção

Ações visando a obtenção de recursos para construção do Hospital foram lideradas pelas igrejas evangélicas e contaram com a participação de toda sociedade curitibana. Muitas doações foram recebidas, entre elas um terreno. Então, a SEB pode lançar a Pedra Fundamental do Hospital Evangélico.

1945 - Primeiros passos

O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba nasceu da vontade do Dr. Parísio Cidade, na época também pastor da Igreja Presbiteriana, em oferecer atendimento especializado à população do Paraná e de Santa Catarina, uma vez que Curitiba dispunha apenas de um hospital que oferecia este serviço.  Pastores de diversas denominações foram contagiados pela ideia e se uniram para formar a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba – SEB, a mantenedora do Hospital.