Banco de Multitecidos Humanos do Brasil

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Banco de Tecidos Musculoesqueléticos (BTME)

O BTME iniciou sua operação em 2016 e tem por objetivo captar, processar e distribuir tecidos musculoesqueléticos de doadores (falecidos) para uso em tratamentos médicos. Somos o único Banco de Tecidos Musculoesqueléticos no estado do Paraná.

Dentre os tecidos que podem ser disponibilizados após o devido processamento, estão: segmentos ósseos, osso particulado, tendões, cartilagem, meniscos, permitindo a reconstrução de ossos e articulações em pacientes vítimas de fraturas complexas ou portadores de tumores ósseos. Pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas extensas, como artrodese de coluna e próteses articulares, também podem ser beneficiados através de enxertos ósseos.

Os tecidos serão fornecidos em diversos formatos pré-estabelecidos ou conforme solicitação prévia.

A procedência dos tecidos processados é garantida pelo BTME do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o que traz segurança na implantação dos enxertos, minimizando os riscos associados ao uso de material biológico humano.

A doação deste material e sua utilização para fins terapêuticos são regulamentadas pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (CGSNT/MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Tecidos processados

• Congelados
    • Liofilizados

DÚVIDAS FREQUENTES

O doador deve informar à sua família sobre sua intenção de doar, também, tecidos como: ossos, pele, córneas, cartilagens, músculos e tendões, além de incentivar seus familiares a concordarem com a doação. Não é necessário assinar nenhum documento em vida, pois a decisão final é tomada pela família após a morte. Por esta razão, é imprescindível que a pessoa que decide doar órgãos e tecidos, avise seus familiares sobre sua decisão.

Pessoas com diagnóstico de morte encefálica que também são doadores de outros órgãos (doador de múltiplos órgãos), indivíduos que já estão com coração parado e que tiveram morte súbita com causa conhecida e doadores vivos submetidos às cirurgias de artroplastia de quadril que doam cabeças femorais.

MEMBROS SUPERIORES:

• Úmero
    • Rádio
    • Ulna

MEMBROS INFERIORES:

• Ilíaco
    • Fêmur
    • Tíbia
    • Fíbula
    • Menisco
    • Tálus
    • Tendões

A doação de tecidos musculoesqueléticos pode ser realizada entre os 10 e 70 anos de idade.

a) para tecido ósseo: entre 10 e 70 anos de idade

b) para tecido tendinoso: entre 18 e 45 anos de idade

c) para tecido ósteo-condral: entre 15 e 45 anos de idade

* Remoção dos tecidos deve ocorrer até 15h após a parada cardiorrespiratória.

A retirada dos tecidos é realizada em centro cirúrgico, observando-se todos os cuidados de assepsia de uma cirurgia convencional.

Após a retirada dos tecidos ósseos, os membros são reconstruídos, não apresentando qualquer deformidade.

Não há necessidade de sepultamentos especiais e o doador poderá ser velado e sepultado normalmente.

Cada doação pode beneficiar mais de 30 pessoas portadoras de doenças das especialidades de ortopedia, neurocirurgia, cirurgia plástica, craniofacial, odontologia, entre outras.

São armazenados em embalagens triplas e mantidos em ultras congeladores a uma temperatura de -80°C. Os tecidos ósseos têm validade de 5 anos e os tendinosos de 2 anos a contar da data da retirada.

• Cirurgias de ressecção de tumores ósseos;
    • Cirurgias de revisões de artroplastias (joelho, quadril, cotovelo, ombro);
    • Transplantes de meniscos;
    • Cirurgias de reconstrução ligamentar;
    • Cirurgias para correção de deformidades (maxilar, mandibular e da coluna);
    • Cirurgias para correção de fraturas;
    • Enxertia em tratamentos odontológicos.