A Psicologia Hospitalar é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2001, que visa coroar anos de empreendedorismo e engajamento dos(as) Psicólogos(as) nos hospitais e defender as peculiaridades da atuação nesse ambiente.
Em sua inserção dentro do hospital, a Psicologia tem como principal objetivo “acolher e trabalhar com pacientes de todas as faixas etárias, bem como suas famílias, em sofrimento psíquico decorrente de suas patologias, internações e tratamentos” (LAZARETTI, 2007, p. 21). Há, também, condutas compartilhadas com um grupo de profissionais de diferentes áreas com a exigência de se atuar e dialogar em equipe. Sendo assim, o caráter diverso diferencia a especialidade do(a) Psicólogo(a) hospitalar e oportuniza desafios constantes, proporcionando crescimento profissional e a ampliação de conhecimentos.
Dentre as funções do psicólogo hospitalar (conforme definição do CFP – Conselho Federal de Psicologia e SBPH – Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar), podem-se destacar os seguintes serviços oferecidos pela equipe atuante no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie.
- Realizar atendimento aos pacientes e familiares;
- Avaliar e acompanhar intercorrências psíquicas quando o paciente está em tratamento;
- Favorecer a promoção e recuperação da saúde física e mental, promover intervenção para melhorar a relação médico/paciente/família;
- Realizar atendimento psicoterapêutico, grupos, psicoprofilaxia, avaliação diagnóstica e atender solicitações de interconsultas;
O serviço de Psicologia do Hospital Evangélico Mackenzie conta hoje com uma equipe de 05 Psicólogos (sendo 04 psicólogos no âmbito hospitalar e 01 especificamente no Ambulatório).
Esta equipe tem como objetivo atender a uma demanda importante do Hospital. Para tanto, os profissionais foram escolhidos levando em conta a formação profissional, bem como por seus valores referentes ao ser humano. O respeito pela individualidade, o acolhimento diante do adoecimento, o espaço para o familiar, como parte importante desse sistema são algumas das visões do Setor de Psicologia, destacando o amor e respeito ao outro, a empatia e atendendo a cada paciente e seus familiares, como seres únicos.
O Setor de Psicologia se encontra sediado no 2º andar, e funciona todos os dias nos seguintes horários:
Segunda à Sexta-feira - das 8:00 às 19:00.
Sábados, domingos e feriados – das 8:00 às 14:00.
Para maiores informações, estamos a disposição pelos telefones: (41) 3240-5182 ou 3240-5112.
Os psicólogos se encontram inseridos e divididos em todos os setores do hospital e atendem os pacientes através do trabalho de busca ativa nos diversos setores, assim como os chamados realizados pelas equipes (Médica, Enfermagem, Serviço Social) e solicitações realizadas pelos familiares.
O atendimento é realizado de forma diferenciada, considerando as peculiaridades e especificidades de cada setor onde o psicologo está atuando e consta de acolhimento, acompanhamento e quando necessário encaminhamento para tratamentos especializados externos.
Dentro das funções do Psicólogo também estão as Avaliações de Tabagismo onde se realiza a entrevista para liberação do Adesivo Transdérmico de Nicotina, preconizado pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, para os pacientes que se encontram internados e podem apresentar crises de abstinência.
Outro serviço prestado é a avaliação no caso de visitas de menores de 12 anos (02 a 11 anos). Para tanto considera-se a liberação da equipe médica e enfermagem a partir do quadro clínico do paciente. Após agenda-se com os familiares e a criança, sendo que a liberação da visita ocorrerá conforme a avaliação do psicólogo. Estando todos de acordo, equipe médica, enfermagem, familiares e a criança, agenda-se a visita que deverá ser acompanhada pela equipe de Psicologia.
* Com exceção do Setor da UTI Neonatal, onde a visita é liberada somente para irmãos, em dias específicos, necessitando igualmente de pré-agendamento com a psicologia.
As visitas de crianças acontecem em todos os setores do hospital que estão em conformidade com as regras da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
* As visitas podem ser interrompidas, a qualquer momento, a critério do HUEM.