A Audiometria Tonal Limiar é um exame de determinação dos Limiares Auditivos. Este teste é realizado em cabina acústica com a utilização de Fones específicos para obtenção de limiares.
Através da Audiometria Vocal confirma-se a resposta obtida na Audiometria Tonal, descartando a possibilidade de Simulação de Resposta por parte do paciente.
Este procedimento, que mede a discriminação auditiva de palavras, pode auxiliar na seleção, avaliação e adaptação de próteses auditivas e, ainda, avaliar a eficácia de diferentes tipos de tratamentos clínicos e cirúrgicos.
A audiometria infantil condicionada é utilizada para crianças de 2 a 6 anos de idade.
Para que possamos ter respostas consistentes e precisas, utilizamos o condicionamento lúdico, onde as respostas ao estímulo sonoro são com brinquedos de encaixe, ou que possam ser arremessados.
A realização dos exames ocupacionais atende ao item 7.4 da NR – 7 (Norma Regulamentadora), que estabelece a obrigatoriedade da sua realização como também sua periodicidade, que é determinada pela Coordenação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de cada empresa. Este procedimento é realizado apenas para o público interno (colaboradores do Hospital).
O objetivo do teste é avaliar a audição, obtendo-se limiares através do reforço visual de qualquer comportamento da criança frente ao estímulo sonoro.
Efetivo para crianças de 6 meses a 3 anos, onde duas caixas acústicas, ligadas a um audiômetro, são posicionadas uma de cada lado da criança.
É um exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria.
Ele avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas. Além disso, com a Impedanciometria, o profissional pode pesquisar alguns reflexos auditivos.
O PAC é o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem, é a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.
O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor.
Este procedimento avalia a porção coclear (células ciliadas externas) do sistema auditivo e quando a resposta está presente sugere atividade coclear presente. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelha do paciente. É rápido, seguro e indolor.
Também conhecido como PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico), o exame BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry, em inglês) tem o objetivo de examinar a integridade das vias auditivas, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Com base neste exame, é possível determinar se existe ou não perda auditiva, e caso haja, se ela está relacionada com lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
A presença deste reflexo é avaliada observando-se o ato de piscar os olhos, como resultado da contração reflexa do músculo orbicular dos olhos após estimulação sonora de forte intensidade. A ausência deste reflexo ocorre em casos de perdas auditivas com graus variando de moderado a profundo.
Um aparelho auditivo tem como finalidade ajudar as pessoas com perda auditiva a perceber os sons.
Os aparelhos auditivos melhoram a compreensão da fala em várias situações e dão suporte às muitas funções do sistema auditivo humano como localização sonora, detecção de fala, etc.
É qualquer alteração ou dificuldade que ocorre no transporte do alimento da boca até o estômago durante a alimentação. A DISFAGIA não é uma doença, embora possa interferir na condição nutricional e de hidratação do paciente, comprometendo a saúde e a qualidade de vida.
Atendimento em UTI Neonatal, Pediatria e Alojamento Conjunto para detectar, tratar e orientar problemas referentes à deglutição e estimular e proteger o aleitamento materno.