Banco de Multitecidos Humanos do Brasil

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) a partir de março de 2021, assumiu a gestão do primeiro e único Banco de Multitecidos Humanos do Brasil (BMTH). O banco tem como objetivo selecionar doadores, captar, processar, armazenar tecidos de procedência humana e disponibilizá-los para fins terapêuticos e científicos.

O banco trabalha com tecidos cardiovascular, ocular, músculo esquelético e pele. Este último incorporado após a gestão do HUEM.

Como missão do BMTH está o desenvolvimento de tecnologias de preservação e transplante, a captação, o processamento e o fornecimento de tecidos para atender as demandas e carências do setor nacional de saúde e contribuir para uma melhor formação aos estudantes da Universidade.

Como missão do BMTH do Brasil está em disponibilizar tecidos humanos para transplante, realizando captação, processamento, armazenamento e transporte, desenvolvendo o conhecimento científico na área e alcançando a excelência na qualidade dos tecidos distribuídos.

O BMTH do Brasil segue a legislação vigente e as especificações da garantia da qualidade, buscando a melhoria contínua dos processos de seleção dos doadores.

Histórico do Banco Multitecidos Humanos do Brasil