Banco de Multitecidos Humanos do Brasil

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Banco de Pele Humana (BPH)

O Banco de Pele Humana do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (BPH-HUEM) teve seu projeto iniciado em 2007, e após 6 anos de um trabalho persistente do voluntariado desta instituição, angariando recursos junto ao COMTIBA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), doadores anônimos  e a comunidade em geral,  em junho de 2013 o SNT (Sistema Nacional de Transplante)  autorizou o funcionamento do Banco de Pele Humana, com o objetivo de ampliar a disponibilidade de pele para o tratamento dos pacientes queimados no Brasil.

O Banco de Pele do HUEM, regulado pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT), com o apoio da Central de Transplantes do Paraná, capta, processa, armazena e distribui pele humana que pode ser utilizada em alotransplantes, para recuperação de queimaduras graves e no tratamento de feridas complexas. O BPH-HUEM significa qualidade, segurança e rapidez na resposta a solicitação de pele, uma vez que a pele de banco (aloenxerto) funciona como curativo biológico de longa permanência e pode ser decisivo na sobrevida do paciente queimado grave.

Principais benefícios do Banco de Pele Humana:

• Controles da dor, infecção e das perdas hidroeletrolíticas;
  • Contração da ferida (diminui o tamanho);
  • Determina segurança para autoenxertias precoces com menor risco de falha na integração;
  • Significa reduções no uso de antibióticos e no tempo de internação;
  • Não existe custo na solicitação e envio da pele de banco, ou seja, é um produto subsidiado pelo sistema SUS;
  • A pele de banco torna o tratamento do paciente queimado menos oneroso.

DÚVIDAS FREQUENTES

Para ser doador é necessário avisar a família sobre o seu desejo de doar, pois são os seus familiares que autorizam a retirada para a doação.

Estabelece-se que os doadores devem ter entre 18 e 60 anos.

A retirada de pele é realizada a partir de indivíduos com diagnóstico de morte encefálica ou parada cardiorrespiratória.

A Doação de Pele segue os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes e tem o mesmo processo da doação de outros órgãos;

A retirada da pele pode ser feita até 6 horas após a constatação do óbito.

O procedimento de retirada deve ser feito por profissionais capacitados, em ambiente cirúrgico, seguindo normas e protocolos cirúrgicos; como áreas doadoras são utilizados somente os membros inferiores (coxas e pernas) e tronco posterior, aparelhos chamados dermátomos são indispensáveis no procedimento, pois consegue–se graduar com precisão a espessura do tecido a ser retirado, menor que 0,8 mm, ou seja, não é pele total (2 a 5mm);

Após retirada, a área doadora é ocluída com curativos e ataduras.

A pele retirada é processada em cabine de segurança biológica, e neste momento é submetida a vários testes de microbiologia e sorologia para descartar contaminações, este processo dura em média 40 dias, até estar pronta para ser distribuída.

A partir da data da captação, a pele pode ficar armazenada por até 2 anos sob refrigeração de 2 a 8°C.

O Banco de Pele disponibiliza pele alógena humana para todos os Centros de Tratamento de Queimados do Brasil via Sistema Nacional de Transplante, Central Nacional de Transplante e Centrais de Notificação, Captação e Doação de Órgãos e Tecidos localizadas em diferentes Estados do país. O médico solicitante, bem como a instituição onde será realizada a enxertia de pele, devem possuir cadastro no Sistema Nacional de Transplante e fazer a solicitação via CNCDO do seu Estado.