Banco de Multitecidos Humanos do Brasil

Hospital Universitário Evangélico Mackenzie

Banco de Tecidos Cardiovasculares (BTCV)

O emprego de tecidos cardiovasculares em cirurgias é um procedimento bem estabelecido desde 1962. Em decorrência dos excelentes resultados imediatos e tardios observados, as valvas cardíacas humanas são consideradas o melhor substituto valvar disponível em diversas situações clínicas.

No Brasil, até os anos 90, o uso de tecidos cardiovasculares era apenas esporádico, fundamentalmente pela inexistência de Bancos especializados em preservação de tecidos humanos.

Todo o processo de seleção e triagem do Doador, bem como a captação e distribuição dos enxertos é intermediada e controlada pelas Centrais Estaduais de Transplantes e pelo Sistema Nacional de Transplantes, seguindo legislação vigente.

Para assegurar o controle de qualidade dos tecidos distribuídos, desde o início de suas atividades o banco de valvas cardíaca humanas estabeleceu protocolos baseados em bancos de homoenxertos valvares americanos e europeus de reconhecida capacitação técnica. Os critérios básicos de qualidade procuram seguir as diretrizes estabelecidas nos Standards of Tissue Banking emitido pela American Association of Tissue Banks.

Desde sua implementação um dos objetivos do Banco era desenvolver o conhecimento científico e pesquisa no campo de enxertos valvares homólogos.

O Banco de Tecidos Cardiovasculares (BTCV) tornou-se um dos líderes mundiais, tendo publicado seus resultados clínicos e experimentais em revistas científicas nacionais e internacionais. Além disso realizou, de forma pioneira, os primeiros cinco implantes de valvas humanas processadas pela técnica de Engenharia de Tecidos em toda a América. Cumpre ressaltar que a nossa técnica de descelularização foi submetida para patente – patente Brasileira PI0800603-12. Esta linha de pesquisa gerou várias publicações em revistas nacionais e internacionais, tendo recebido 8 prêmios como o melhor trabalho apresentado em Congresso ou melhor publicação em revista médica.

DÚVIDAS FREQUENTES

O primeiro passo importante para ser doador é avisar a família sobre o seu desejo de doar seus órgãos, pois são os seus familiares que autorizam a retirada para a doação.

Pessoas com morte encefálica que também são doadores de outros órgãos (doador de múltiplos órgãos), indivíduos que já estão com coração parado e que tiveram morte súbita com causa conhecida, exceto, os portadores de doenças infecciosas ativas ou de câncer.

Exames sorológicos são realizados para atestar os resultados negativos para anti-HIV 1 e 2, anti-HTLV I/II, HBsAg, anti-HBC, anti-HCV, VDRL e Chagas.

Corpo a temperatura ambiente - 15 horas após a parada cardíaca

Corpo resfriado – 24 horas, quando refrigerado até 12 horas após a parada cardíaca

Os órgãos e tecidos são removidos por meio de uma operação cirúrgica, o espaço vazio ocasionado pela retirada do coração não é visível. Portanto, a doação não desfigura o corpo, que pode ser velado ou cremado normalmente.

São utilizados como substitutos valvares nas patologias da valva aórtica e pulmonar, na cirurgia de Ross e nas correções de cardiopatias congênitas complexas.

Em diversas cirurgias cardiovasculares, especialmente nas seguintes situações:

• Jovens (idade inferior a 55-60 anos)
  • Pacientes com contraindicação ou em aqueles que não desejam fazer uso de medicação anticoagulante
  • Mulheres com desejo de engravidar
  • Pacientes atletas ou com alto nível de atividade física
  • Endocardite infecciosa
  • Patologia valvar aórtica associada a aneurismas da Aorta Ascendente
  • Reconstrução da via de saída do Ventrículo Direito na operação de Ross
  • Correção de cardiopatias congênitas complexas
  • Enxerto monocúspide para ampliação da via de saída do Ventrículo Direito em cardiopatias congênitas

Coração para valvas cardíacas, pericárdio, artérias e veias.

Bebês com no mínimo 2kg até adultos com 60 anos de idade.

Cada doador pode beneficiar até 4 receptores diferentes.

Em temperaturas entre 2 e 8°C, podendo utilizar refrigeradores com controle de temperatura ou caixas térmicas validadas com gelos reutilizáveis, por tempo pré-definido pelo banco.