A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT - é uma comissão multidisciplinar capaz de efetivar a proposta de doação, melhorando a identificação e a manutenção de potenciais doadores. Surge através da portaria 2.600 de 21/10/2009 que regulamenta a Estruturação do Sistema Nacional de Transplantes.

A CIHDOTT organiza rotinas e protocolos para possibilitar o processo de doação de órgãos e tecidos dentro da instituição, notificando as situações de possíveis doadores de órgãos e tecidos, responsabilizando-se pela segurança na realização dos protocolos de diagnósticos de Morte Encefálica, bem como o acolhimento dos familiares de pacientes falecidos tanto doadores como não doadores; antes, durante e depois de todo o processo.

Cabe a CIHDOTT atuação em programas de qualidade e boas práticas relativas a todas as atividades que envolvam doação e transplantes, educação permanente dos colaboradores da instituição, humanização, acolhimento familiar e aspectos da doação.