Mutirão de cirurgia bariátrica devolve qualidade de vida a pacientes do SUS

Alusiva ao Dia Mundial da Obesidade, ação no Hospital Mackenzie acelerou a fila de espera por cirurgias

08.03.202412h36 Comunicação - Marketing Mackenzie

Mutirão de cirurgia bariátrica devolve qualidade de vida a pacientes do SUS

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) sediou na primeira semana de março um mutirão para realização de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os dias 4 e 7, foram feitas 12 cirurgias em pacientes que possuem obesidade grave e doenças associadas a ela.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) no Paraná, em parceria com o Hospital Mackenzie, o mutirão teve objetivo de acelerar a fila de espera e devolver qualidade de vida aos cidadãos e cidadãs que enfrentam dificuldades causadas pelo sobrepeso.

Como a dona de casa Maria Lúcia de Freitas, que há mais de 20 anos luta para emagrecer. “Já fiz de tudo, dieta, academia, tomei remédios, fiz caminhada e nada resolveu. Estou muito feliz em ter a chance de fazer a cirurgia, porque a minha autoestima, minha saúde, tudo vai melhorar”, ressaltou.

O coordenador do serviço de cirurgia bariátrica no Hospital Mackenzie, dr. Paulo Nassif, destaca a importância da ação. “Com o mutirão conseguimos operar um número de pacientes que não estava previsto. Isso agiliza a fila de espera e traz controle de saúde e qualidade de vida para essas pessoas”.

A força-tarefa alcançou a marca de 100 cirurgias em todo país. Além do mutirão no HUEM, foram realizados procedimentos nos seguintes estados: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

Números

O Paraná lidera os estados brasileiros em números de cirurgias bariátricas pelo SUS, com 1.884 procedimentos realizados em 2023. No entanto, o número ainda é menor do que o volume de cirurgias realizadas antes da pandemia, quando 7.456 procedimentos foram realizados no estado.

Fato que eleva ainda mais a importância do mutirão, para atender a demanda por cirurgias que acabou represada durante a pandemia.

Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, revelam que 148.864 pessoas estão com obesidade tipo 2 no Paraná, representando 9,2% da população.

Já o percentual de paranaenses com obesidade mórbida (tipo 3) é de 4,71%, com 76.276 diagnósticos. Somando os dois níveis de obesidade seriam 222.140 pessoas com indicação para o tratamento cirúrgico da obesidade.

Aproximadamente 0,2% dos brasileiros com obesidade grave (graus 2 e 3) conseguiram realizar a cirurgia bariátrica pelo SUS, no ano de 2023 no Brasil.

Ao todo, segundo o Datasus, foram feitas 7.511 cirurgias em todo o país. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Antônio Carlos Valezi, o volume de cirurgias realizadas no ano passado pelo SUS é 40,2% menor, se comparado a 2019 (antes da pandemia), quando foram feitas 12.568 cirurgias pelo SUS.

Você pode ajudar o Hospital

O Hospital Mackenzie, entidade mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), é referência em atendimentos de urgência, emergência e todas as linhas de cuidado médico, tendo realizado mais de 2 milhões de atendimentos em 2023.

Você pode colaborar para ampliar a qualidade e quantidade de atendimentos, especialmente para crianças, por meio de doações feitas através da sua Declaração de Imposto de Renda (IR). Com o projeto de captação incentivada, as Pessoas Físicas podem direcionar até 3% do seu Imposto de Renda devido para ajudar o HUEM no ato do preenchimento da sua declaração completa.