Novos residentes do HUEM são recebidos em evento de integração

Encontro reforça vocação da instituição como hospital de ensino

29.02.202417h48 Comunicação - Marketing Mackenzie

Novos residentes do HUEM são recebidos em evento de integração

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) deu as boas-vindas a sua mais recente turma de residentes médicos e especializandos em um evento realizado nesta quarta-feira, 28 de fevereiro. No encontro, que aconteceu no auditório do Senac Paraná, 98 futuros profissionais tiveram a oportunidade de participar de uma integração com os colaboradores do hospital.

O objetivo foi familiarizar os participantes com os diversos aspectos que compõem a rotina de trabalho no HUEM, preparando-os para os desafios que enfrentarão. Além das questões médicas, foram abordados temas como aspectos legais, proteção de dados, compliance, segurança do trabalho, sistemas de tecnologia da informação e outros.

A abertura ficou a cargo do capelão do HUEM, reverendo Marcelo Pinheiro, que conduziu orações e compartilhou ensinamentos importantes com os presentes. “Mantenham vossos corações humildes e sempre abertos ao aprendizado. Estejam focados em servir e repartir, não guardem só para si os conhecimentos que adquirirem”, destacou.

Em seguida, o diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen, deu as boas-vindas aos novos residentes e também passou um relevante recado. “Mesmo os que fazem especialização, não se concentrem somente nela, aproveitem a gama de especialidades que temos no HUEM para aprender mais, pois trabalhamos com todas as linhas de cuidado”, disse.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HUEM, Dr. Flamarion dos Santos Batista saudou os presentes e se colocou à disposição para tirar dúvidas e dar suporte nesta nova jornada. “Aproveitem ao máximo os instrutores de vocês”, disse.

Educar e cuidar

Durante o evento, diversos profissionais do HUEM realizaram apresentações abordando diferentes aspectos do trabalho hospitalar. Dra. Michele Moraes de Arruda explicou o conceito de compliance, um conjunto de procedimentos e normas que vão de encontro à identidade institucional do hospital, como a confessionalidade, a missão de educar e cuidar, além de princípios e valores cristãos.

A fundamental importância de zelar pelos dados pessoais dos pacientes, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi abordada pela advogada dra. Larissa Moreira Martins de Lara, que faz parte do Comitê Mackenzie de Proteção de Dados (CMPD).

Na sequência, a assessora jurídica do HUEM, Dra. Bárbara Magalhães Neubert palestrou sobre responsabilidade civil médica e os deveres legais dos residentes, como a elaboração de prontuário médico detalhado, para atender ao paciente, ao mesmo tempo que resguarda o médico em alguma eventual intercorrência que resulte em ação judicial.

A apresentação de Ricardo Caetano, do setor de Tecnologia da Informação trouxe informações sobre os logins, prontuário eletrônico e demais sistemas utilizados no dia-a-dia de trabalho no hospital.

Outras apresentações

O engenheiro Marcos Antônio Stefanski abordou a segurança do trabalho e o dr. Omar Barghouti explicou sobre auditoria médica e faturamento hospitalar pelo SUS. Os cuidados com o paciente foram tema da palestra da Dra. Andréa Farias Franco, enquanto o Dr. João Paulo Telles falou sobre o controle de infecção hospitalar.

A enfermeira Ana Cláudia Araújo dos Santos ressaltou o relevante serviço da equipe de enfermagem e Nathalia de Medeiros Correa destacou a atuação da Farmácia do HUEM. Aspectos do trabalho em equipe multidisciplinar foram abordados na apresentação da enfermeira Ana Maria Maiolli.

Finalizaram as apresentações Isabella Karoline Maba sobre a Agência Transfusional e Denise Poli Fracchetta, do Núcleo de Segurança do Paciente, proporcionando aos novos residentes uma visão abrangente e integrada do ambiente hospitalar em que irão atuar.

O evento de integração reforça a vocação do HUEM como Hospital de ensino, que preza pela formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios da prática médica, alinhados aos mais altos padrões de excelência e ética profissional.