MackSTLR: Desenvolvendo Reflexão Crítica e Comunicação

Programa auxilia os alunos a desenvolverem habilidades essenciais para o mundo contemporâneo 

05.06.202313h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

MackSTLR: Desenvolvendo Reflexão Crítica e Comunicação

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) busca proporcionar aos seus alunos uma formação completa, que vai além do conhecimento técnico-profissional. Por meio do programa MackSTLR, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver competências essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, entre elas, a Reflexão Crítica e Comunicação. Confira a entrevista feita com o coordenador dessa competência, José Maurício Conrado, e saiba como o programa auxilia os alunos a adquirirem habilidades fundamentais para a vida social e o mercado de trabalho.   

Segundo Conrado, as Iniciativas de Aprendizagem Transformadoras (IAT's) desempenham um papel crucial no programa. "As IAT's são pontos importantes do MackSTLR. Elas permitem aos alunos desenvolverem habilidades para a vida social e para o mercado de trabalho", explica.   

O projeto é dividido em cinco competências-chave que, juntas, desenvolvem habilidades socioemocionais em áreas fundamentais para o mundo contemporâneo, como ética, comunicação, sustentabilidade, cultura e empreendedorismo. Conrado destaca a importância da competência Reflexão Crítica e Comunicação nesse contexto, já que "com ela, o aluno desenvolve a capacidade de analisar as situações, refletir sobre seu cotidiano e se comunicar de forma efetiva, transmitir ideias, impactar diferentes audiências e contribuir de forma significativa na sociedade", afirma.   

No processo de desenvolvimento dessas habilidades, os alunos enfrentam desafios ao serem expostos a novos conhecimentos e ao refletirem sobre seu próprio contexto de aprimoramento pessoal. No entanto, o professor conta que o MackSTLR oferece acompanhamento dos professores responsáveis e as orientações específicas para cada IAT.   

Para medir e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes nessa competência, o programa oferece diferentes formas de avaliação. "Há a possibilidade de avaliação prévia do aluno em relação às habilidades projetadas para aquela IAT e posterior avaliação de seu aprimoramento ao término da atividade", afirma o coordenador.    

Ele ainda enfatiza que o MackSTLR está alinhado com a ideia de aprendizagem transformadora, que objetiva levar os indivíduos a refletirem criticamente sobre seus pressupostos pessoais. Segundo ele, o desenvolvimento de habilidades e competências em diversas áreas é fundamental diante das demandas do mundo atual. "As necessidades do mundo contemporâneo, em sua complexidade, exigem que os estudantes adquiram habilidades e competências que os tornem preparados para os desafios do futuro", conclui.