Atualidades

Maurício Melo Meneses ganha prêmio na Exposição Filatélica Internacional 2023

Conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie teve destaque na classe Literatura, com medalha de “Prata Grande”

01.06.202316h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Maurício Melo Meneses ganha prêmio na Exposição Filatélica Internacional 2023

Maurício Melo Meneses, conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), foi premiado na Exposição Filatélica Internacional 2023 (IBRA) por sua obra “Rondon, O Marechal da Paz – A vida de um herói nacional contada por meio da filatelia”. Considerada uma das maiores exposições mundiais de filatelia, o evento ocorreu entre 25 e 28 de maio na Alemanha e presenteou Meneses na classe Literatura, com a medalha de “Prata Grande”.

Sucesso na literatura brasileira, o livro é uma feliz surpresa ao meio editorial. Com 7.300 exemplares vendidos em apenas um ano, “Rondon, O Marechal da Paz” tem chegado, principalmente, aos jovens e utiliza a filatelia como meio lúdico para quebrar qualquer resistência à leitura. A saga do militar e suas histórias de desbravamento do território nacional são os principais ingredientes da apresentação desse legítimo herói brasileiro. De pano de fundo, a práxis humanista de preservação dos povos indígenas mostra um avanço moral para a época, que é ainda mais importante do que as conquistas tecnológicas.

Maurício Meneses está orgulhoso de a obra ter contribuído com informações que puderam inspirar jovens na última prova do Enem e, mais ainda, por ter sido reconhecido com um prêmio internacional tão importante.

Além de ser apaixonado pela história do "herói da paz", também demonstraram-se admiradores do militar: Theodore Roosevelt, ex-presidente norte-americano, que ficou encantado com os conhecimentos científicos do marechal; o antropólogo Darcy Ribeiro, que ressaltou a ética pacifista: “morrer se preciso for, matarnunca”; o poeta Carlos Drummond de Andrade, que lembrava de Rondon em seus poemas; Manuel Bandeira, que descreveu a vida de Rondon como um “conforto para todo brasileiro”; e o físico Albert Einstein, que indicou o brasileiro para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.