Parceria com a Prefeitura garante mais 12 postos de coleta do Banco de Leite Humano do HUEM

03.06.202416h01 Comunicação - Marketing Mackenzie

Para buscar aumentar o estoque e a distribuição de leite humano pasteurizado para os bebês prematuros internados nos 40 leitos da UTI Neonatal do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), uma parceria foi firmada com o Distrito Sanitário Bairro Novo, da Prefeitura de Curitiba. As 12 Unidades Básicas de Saúde que formam o distrito passam a ser postos de coleta do Banco de Leite Humano (BLH) do HUEM.

A enfermeira Ana Lúcia dos Anjos, responsável pelo BLH, buscou o apoio do distrito para aumentar as doações, uma vez que os estoques estão baixos para o atendimento da demanda. Ações internas junto aos colaboradores e doadoras também foram realizadas.

“Essa primeira união com o Distrito Sanitário do Bairro Novo vai funcionar como um projeto-piloto. Temos a intenção de ampliar as parcerias para outros distritos da cidade. A doação de leite humano é uma ação social que salva vidas de bebês prematuros e traz esperança e alegria para suas famílias”, destaca Ana Lúcia.

Para firmar esta importante colaboração estiveram presentes a autoridade sanitária da US Nossa Senhora Aparecida, Carolina Rudnick; o coordenador do Programa Mãe Curitibana Vale a Vida, Everson de Lima; a coordenadora de Assistência do Distrito Sanitário Bairro Novo, Patricia Bertolucci; a supervisora do Distrito Sanitário Bairro Novo, Heloisa Golemba Ferreira; e a estagiária de Nutrição, Catherine de Souza Krainski.

Como doar

Para as mães que desejam contribuir com seu leite excedente basta um telefonema para o número (41) 3240-5117, disponível entre 07h30 e 17h, de segunda a sexta-feira.

Uma equipe do HUEM vai até a casa da doadora e fornece os materiais necessários para a coleta, além de orientações essenciais. Na semana seguinte a equipe retorna para buscar o leite coletado. Agora as doadoras também contam com a opção de entregar o leite nas unidades de saúde do Distrito Sanitário Bairro Novo.

Urgência em ampliar as doações

Os frascos coletados são submetidos a rigorosos testes de qualidade, e apenas o leite que atende aos padrões de cheiro, acidez e calorias é pasteurizado, eliminando qualquer risco de contaminação.

O hospital está com urgência em ampliar as doações, devido ao índice de leite coletado que não passa nos testes e é reprovado. Por isso a importância das doações, pois esta ação pode reduzir o tempo de separação entre mães e bebês que enfrentam cuidados intensivos na UTI Neonatal.

É importante ressaltar que o processo de pasteurização elimina qualquer risco de contaminação, tornando seguro o leite doado para os bebês em cuidados intensivos.

Novos postos de coleta