Tese de especializanda do HUEM conquista primeiro lugar em Congresso Brasileiro

Pesquisa apontou marcadores do câncer de pele não melanoma, possibilitando o desenvolvimento de novos tratamentos 

07.06.202412h41 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Tese de especializanda do HUEM conquista primeiro lugar em Congresso Brasileiro

A médica especializanda em Dermatologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), dra. Cristiane Gruber, conquistou o primeiro lugar na categoria Tese/Dissertação do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, realizado entre os dias 30 de maio e 02 de junho, no Centro de Convenções da Universidade Positivo, em Curitiba.  

Ao todo, foram aprovados em pôster 230 trabalhos de diversas localidades do Brasil, divididos em 3 categorias: Relato de Caso; Trabalhos de Investigação; e Tese/Dissertação. Os primeiros colocados de cada categoria apresentaram seus trabalhos durante o Congresso.  

Estudo  
Com o título Imunolocalização do Receptor do Fosfatidil Inositol-3 (IP3R) em Carcinomas Basocelulares e de Células Escamosas de Pele: Um Estudo Promissor, a tese de Cristiane Gruber identificou marcadores para o tipo mais comum de câncer de pele, o não melanoma.  

Através da técnica imuno-histoquímica, pela primeira vez foi identificada a imunolocalização do IP3R em câncer de pele não melanoma, sendo evidente em mais de 90% das células neoplásicas estudadas. 

A descoberta de possíveis alvos terapêuticos pode indicar um caminho no desenvolvimento de novos tratamentos, o que demonstra o compromisso do Mackenzie com a pesquisa científica.  

Além de especializanda em Dermatologia no HUEM, dra. Cristiane é professora de Fisiologia na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), onde fez a sua graduação. O trabalho premiado é resultado da tese de doutorado que ela desenvolveu no Instituto de Pesquisas Médicas (IPEM) da FEMPAR.  

“Ter a oportunidade de representar a instituição em um evento desse tamanho é uma honra para mim. Poder contribuir com a sociedade fazendo pesquisa científica está entre as missões de nós médicos”, destaca Cristiane.

A médica especializanda foi orientada pelo Dr. Allan Giovanini, com coorientacao da Dra. Thelma Skare e colaboração da Dra. Graziela Rastelli.

O evento 
Promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a 34ª edição do Congresso contou com a participação de profissionais da área médica e da indústria farmacêutica. 

Foram debatidos os avanços tecnológicos da especialidade com a realização de cursos teóricos e práticos, simpósios, workshops, conferências nacionais e internacionais. 

A conquista da dra. Cristiane Gruber no Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica demonstra seu talento e dedicação à pesquisa científica, e destaca o comprometimento do Mackenzie com a investigação clínica e o avanço do conhecimento na área médica. Educar e cuidar com excelência é o propósito da Instituição.