Em 2024, Hospital Mackenzie realizou 43% dos transplantes de fígado em Curitiba

Dados da ABTO mostram também que a instituição foi responsável por 25% dos transplantes de rim

24.05.202417h08 Comunicação - Marketing Mackenzie

Em 2024, Hospital Mackenzie realizou 43% dos transplantes de fígado em Curitiba

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) vem se destacando como uma das principais instituições em transplantes de órgãos no estado do Paraná. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no primeiro trimestre de 2024, o hospital realizou 43% dos transplantes de fígado e 25% dos transplantes de rim em Curitiba.

Dos 23 transplantes de fígado em adultos na cidade em 2024, 10 foram realizados no HUEM, reafirmando a posição como um dos principais centros de transplantes hepáticos do estado.

Com relação a transplantes renais foram 40 procedimentos na capital do Paraná, dos quais 10 aconteceram no Hospital Mackenzie, que é pioneiro em Curitiba nos transplantes de rim.

“Entre todas as linhas de cuidado nas quais atuamos e somos referência, temos uma atenção especial com a alta complexidade, principalmente os transplantes de órgãos, que salvam vidas e devolvem o bem-estar para a rotina dos pacientes. Nosso programa de transplantes é prioritário, tanto os que já realizamos que são fígado, rim e córnea, como outras modalidades que estamos em vias de viabilizar”, ressalta o diretor geral do hospital, Tiago Tormen.

Tormen destacou a relevância do Hospital, com base nos números divulgados pela ABTO. “Ficamos muito felizes em saber que fizemos quase a metade dos transplantes de fígado realizados na cidade. Mostra a importância da nossa instituição, um hospital completo a serviço da população”, disse.

Unidade específica

Receber um novo órgão é como iniciar uma vida nova. Para proporcionar aos pacientes transplantados os cuidados necessários para uma boa recuperação, o HUEM implantou uma nova Unidade de Transplantes.

Com 14 leitos exclusivos de semi-intensiva, proporciona uma estrutura de alta qualidade para atender a complexidade proveniente das demandas dos transplantes de órgãos.

A equipe especializada em transplantes renais é liderada pela nefrologista e responsável técnica, Dra. Carolina Pozzi, e conta com as nefrologistas Dra. Caroline Domingues, Dra. Lais Maria Lie Loureiro e Dra. Luciana Bernard, além dos urologistas Dr. Murillo Murata e Dr. Paulo Jaworski.

Para pacientes que tem menores chances de achar um doador compatível – os chamados hipersensibilizados – o Hospital Mackenzie oferece uma terapia que aumenta as chances de sucesso. A técnica chamada plasmaférese reduz o índice de rejeição a rins transplantados, tornando viável o procedimento em pacientes anteriormente considerados intransplantáveis.

Os médicos cirurgiões dr. Igor Luna Peixoto e dr. Nertan Tefilli coordenam a equipe de transplantes de fígado do Hospital Mackenzie, que realizou o primeiro procedimento na instituição em novembro de 2020 e de lá para cá vem ampliando os números, que não são somente números, mas vidas que foram salvas.

A equipe conta ainda com o hepatologista Alysson Berninio, o intensivista dr. Cauê de Azevedo Lima, a infectologista dra. Susanne Edinger, e os cirurgiões Guilherme Ferrarini Furlan, Debora Bassani.

A colaboração e generosidade das famílias dos doadores são fundamentais para que as instituições de saúde possa salvar vidas por meio de transplantes. Essas famílias tomam a decisão de doar órgãos, em meio a momentos de dor, possibilitando com este gesto solidário uma vida nova para quem espera na fila dos transplantes.