Cirurgia de quadril promove qualidade de vida em pacientes do SUS

HUEM realiza cerca de 40 cirurgias de quadril por mês, sempre antecedidas por ações humanizadas de acolhimento

13.06.202416h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Cirurgia de quadril promove qualidade de vida em pacientes do SUS

Na última terça-feira, 11 de junho, a cabeleireira Vitória Pietra viajou mais de 400 km até chegar em Curitiba para retirar os pontos da cirurgia que fez no dia 23 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). Natural de Andirá, no norte do Paraná, a jovem de 19 anos colocou uma prótese no quadril para resolver a dificuldade em caminhar e as fortes dores decorrentes de uma luxação congênita.

O serviço de cirurgia no quadril do HUEM realiza em média 40 procedimentos cirúrgicos por mês, em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As intervenções melhoram significativamente a qualidade de vida de quem sofre com dores e falta de mobilidade, como a Vitória, que nasceu com problema no quadril e aos dois anos de idade havia colocado um enxerto. Desde então faz acompanhamento no Hospital Mackenzie. A recente colocação da prótese foi realizada pelo chefe do serviço de cirurgia no quadril do HUEM, dr. Christiano Saliba.

“A cirurgia foi um sucesso, estou me recuperando muito bem e espero ganhar bastante mobilidade nas próximas semanas para poder cuidar cada vez melhor da minha filha, que fez um aninho agora dia 4. Estou muito feliz, fiquei contando os dias para a cirurgia”, comemora Vitória.

Sem sentir dores, ela está fazendo fisioterapia duas vezes por semana para ajudar na recuperação. Em março desse ano, ela havia participado junto com outros pacientes de uma reunião explicativa sobre os detalhes da operação, quando foram explicados os possíveis riscos e, principalmente, foi estabelecido um vínculo com a equipe médica, de fisioterapia e enfermagem.

Ação humanizada

No dia 06 de junho, o HUEM realizou uma nova reunião com 20 outros pacientes que passarão pela mesma cirurgia. Conduzido pelos ortopedistas Christiano Saliba e Paulo Alencar, o encontro é uma preparação para o procedimento.

Desta forma, os pacientes sentem-se acolhidos e familiarizados com os profissionais da instituição, o que auxilia no sucesso da operação e também na reabilitação. As informações passadas com antecedência geram o sentimento de confiança e isso deixa pacientes e familiares mais seguros de todo o processo.

Assim trabalha o Mackenzie, enxergando a Medicina de maneira humanizada, com foco no conforto e bem-estar dos pacientes. Maior prestador SUS do estado do Paraná, o HUEM atende todas as linhas de cuidado, dos procedimentos mais simples até a alta complexidade, de recém-nascidos a pacientes idosos, pois cuidar das pessoas é a nossa vocação.