HUEM lança novo grupo de combate ao tabagismo

28.05.202417h10 Comunicação - Marketing Mackenzie

HUEM lança novo grupo de combate ao tabagismo

Na próxima sexta-feira, 31 de maio, será celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em consonância com essa data, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) abre novas vagas para o seu programa de combate ao tabagismo.

O tabaco é responsável por mais de oito milhões de mortes anuais em todo o mundo. Para ajudar aqueles que desejam parar de fumar, o Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do HUEM está com inscrições abertas para reuniões que começarão no dia 7 de junho. O programa, gratuito e aberto a toda a comunidade, oferece tratamento humanizado que combina medicação e acompanhamento psicológico.

Como Participar

Interessados podem se inscrever entrando em contato através dos números: (41) 3240 5000 (ramal 4722), (41) 3240-5030 ou (41) 99914-4610, das 9h às 17h. Após o pré-cadastro, os participantes receberão informações detalhadas sobre o programa, cujas próximas reuniões ocorrerão nos dias 14, 21 e 28 de junho.

O Grupo de Trabalho Contra o Tabagismo do HUEM é composto por uma equipe multiprofissional, incluindo médico, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. O objetivo é oferecer suporte integral aos fumantes, abordando as dependências física, psicológica e comportamental.

O grupo trabalha o entendimento de qual é a dependência de cada um dos participantes e as melhores estratégias para combatê-las. A médica Elaine de Freitas enfatiza a importância das reuniões, juntamente ao uso de medicamentos, para tratar as dependências psicológicas e comportamentais que persistem mesmo após a eliminação da nicotina do organismo.

“Nos encontros abordamos as questões psicológicas e comportamentais. Em boa parte das situações, a nicotina já saiu do organismo, mas a pessoa continua com a dependência comportamental”, explica Elaine.

Benefícios de parar de fumar

Além da nicotina, que causa dependência, o cigarro contém cerca de sete mil substâncias nocivas que podem levar a infarto, acidente vascular cerebral e câncer. Elaine explica que os benefícios de parar de fumar começam rapidamente: a frequência cardíaca normaliza 20 minutos após o último cigarro, os níveis de monóxido de carbono se estabilizam em 12 horas e, entre duas a nove semanas, a circulação e a função pulmonar melhoram.

“Após nove meses sem fumar, a tosse diminui e a falta de ar desaparece. Entre cinco a 15 anos sem cigarros, o risco de um AVC é igual ao de uma pessoa que nunca fumou”, ressalta a médica.

O Hospital Mackenzie está comprometido em proporcionar uma melhor qualidade de vida, ajudando fumantes a superarem o vício e erradicando os males causados pelo uso do cigarro. Participe e transforme sua vida para melhor!

Contato para Inscrições

• (41) 3240 5000 (ramal 4722)
Horário de Atendimento: das 9h às 17h