Paciente que teve corpo queimado em posto de combustíveis tem alta e elogia HUEM

Caio Murilo Lopes dos Santos teve 30% do corpo queimado após uma discussão com um frentista

04.04.202313h14 Comunicação - Marketing Mackenzie

Um caso que teve repercussão de nível nacional ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira, 03 de abril. O promotor de vendas, Caio Murilo Lopes dos Santos, que teve 30% do corpo queimado após uma discussão com um frentista em um posto de combustíveis em Curitiba, teve alta do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM).

As imagens chocantes foram destaque em diversos veículos de imprensa de todo o país. Caio chegou ao Hospital Mackenzie no dia 18 de março e ficou 17 dias internado na ala de queimados, no quinto andar da instituição de saúde que é gerida pelo instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e presta mais de 90% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente teve queimaduras de segundo e terceiro grau em aproximadamente 30% da superfície corporal, principalmente nos membros superiores e tronco. No HUEM ele passou por processos de desbridamentos, que é a retirada de tecidos queimados e fez curativos para cicatrização dirigida, conforme explica o médico dr. Luiz Calomeno.

“Na área mais profunda, cuja a extensão era pequena, optou-se pelo tratamento conservador sem enxerto, pois a cicatrização acontece em um tempo mais prolongado”, ressalta.

Tratamento

Caio seguirá em tratamento ambulatorial, comparecendo ao hospital periodicamente para acompanhamento. As áreas queimadas que estão por cicatrizar serão tratadas por um prazo de aproximadamente 15 dias com curativos oclusivos, que são realizados na lesão com sua total cobertura, evitando o contato com o meio externo.

Aliviada em poder ir para casa após o susto, a esposa Ana Paula Ribeiro Lopes, agradeceu o tratamento recebido no Hospital. “Que Deus abençoe a todos no Hospital, por tudo o que fizeram por nós. Graças a Deus e a toda equipe que nos atendeu, o Caio está bem melhor, se recuperando bem”, disse ela, que está com 12 semanas de gestação.

Caio também elogiou a instituição de saúde em que passou as últimas duas semanas. “Atendimento excelente, tanto a estrutura onde ficamos acomodados, como o trabalho da equipe que me atendeu, médicos, enfermagem. Não tenho nada para reclamar do Hospital. Foi uma situação muito difícil que eu vivi, mas ter sido bem cuidado, ajudou bastante”, destacou o paciente.

Ana Paula fez questão de agradecer também às equipes da higienização, da hotelaria e da alimentação. “Todas elas foram muito simpáticas, educadas e prestativas com a gente”, enfatizou.

Ala de Queimados

Referência no atendimento a pacientes vítimas de queimaduras, com mais de 17 mil atendimentos por ano, o HUEM inaugurou em 2022 a sua nova Unidade de Queimados, que conta com centro cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dos quais dez são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“É um serviço que nos dá muito orgulho, somos uma referência. Temos uma equipe com uma expertise imensa, atendemos pacientes de todo o Brasil e até de fora do país”, ressalta o diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen.