O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu, na segunda-feira, 28 de agosto, a visita do deputado federal Pedro Lupion e da administradora regional da Matriz da Prefeitura de Curitiba, Rafaela Lupion. A reunião foi conduzida pelo diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen.
Também participaram o diretor administrativo e financeiro hospitalar, Charles Sattler; o assessor jurídico e relações institucionais do hospital, João Pedro Lupion; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupion Neto. O encontro foi pautado por discussões em torno do futuro do HUEM, que desempenha um papel fundamental como parceiro da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná na oferta de atendimento aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A colaboração entre todas as esferas do poder público é vital para auxiliar os hospitais filantrópicos em seus desafios. Ter uma parceria na Câmara Federal é importante para continuarmos buscando melhorias contínuas em nosso propósito Mackenzie de educar e cuidar", destacou dr. Tiago Tormen.
O deputado federal Pedro Lupion demonstrou seu compromisso com a saúde da comunidade e afirmou: "É uma grata satisfação sermos parceiros do Hospital Evangélico Mackenzie, referência na capital e no interior do estado, que atende as mais diversas especialidades. A saúde merece toda nossa atenção, então estamos em Brasília à disposição das demandas prioritárias da instituição", disse o deputado.
De acordo com Rafaela Lupion, a Prefeitura de Curitiba reconhece os serviços de referência prestados nos quase 2 milhões de atendimentos e exames realizados por ano no HUEM.
“O Hospital Evangélico Mackenzie é uma respeitada instituição da nossa capital, de sólida tradição na saúde, educação e no serviço social no Brasil e no mundo. Nossa cidade tem no Mackenzie um grande apoio à saúde dos curitibanos”, salientou.
A visita das autoridades reforçou o compromisso mútuo em buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela área da saúde, com o objetivo de garantir que os pacientes recebam atendimento adequado e integral.
Números
Sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) desde 2019, o HUEM conta hoje com 483 leitos, dos quais 428 são destinados ao SUS, público que recebe 91% dos atendimentos prestados na instituição.
O Hospital possui UTI Adulto com 50 leitos, UTI Queimados com 10 leitos, UTI Neonatal com 20 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais com 20 leitos e UTI Pediátrica com 10 leitos. Possui três Centros Cirúrgicos que totalizam 22 salas cirúrgicas: Geral, Obstétrico e de Queimados.
Em 2022, foram realizados no HUEM 1.965.267 atendimentos, sendo mais de 24 mil cirurgias gerais, quase 3 mil partos e cesáreas, mais de 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 313 mil consultas ambulatoriais, 29 mil internamentos e mais de 1,49 milhão de exames laboratoriais.