A Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie iniciou as aulas, no dia 23 de janeiro, com 21 turmas, da Alfabetização ao Ensino Médio, e 180 alunos matriculados. Há 14 anos, a AEJA Mackenzie trabalha com o resgate da educação de pessoas que não tiveram acesso ao estudo ou a oportunidade de completá-lo no período comum.
De acordo com as orientadoras pedagógicas da AEJA Mackenzie, Marigelci Souza Oliveira e Talita do Vale Francisco, o planejamento do ano letivo começou em dezembro de 2022 e os professores estruturaram planos de ensino, projetos de cada série e ementas das aulas de sábado. Entre os dias 18 e 20 de janeiro, a equipe pedagógica participou de palestras e dinâmicas envolvendo abordagens facilitadoras durante as aulas, que objetivam o socioemocional de alunos e professores.
“Para o Ensino Fundamental I, serão realizadas atividades que estimulem a ampliação da capacidade de processar informações e impulsionar o raciocínio, imaginação e linguagem, sempre com o objetivo de amadurecimento do cérebro”, explicou a orientadora Talita.
O Ensino Fundamental II contará com vários projetos interdisciplinares, desenvolvidos em diferentes segmentos, como: Diário; NutriEJA; Gêneros Digitais; e Eu sou Mackenzista. Atendendo as novas exigências da BNCC, foi atualizado a Matriz Curricular do Ensino Médio, com a inserção de Projetos de Vida e Trilhas Orientadas e de Aprofundamento, estreitando o ensino à prática; e foi implantado o ensino híbrido, com aulas totalmente remotas em um dia da semana para cada turma. “Os alunos participam usando a plataforma Teams e o objetivo é prepará-los para a nova demanda do mercado de trabalho, bem como desenvolver autonomia para continuarem seus estudos em cursos EaD”, apontou a orientadora Marigelci.
Para os sábados letivos, atividades envolvendo música, arte, jogos e movimentos foram implementadas para a fixação dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidade cognitivas de pensar, lembrar e aprender.
Importância do AEJA
O professor Rubens Moura destacou que a AEJA Mackenzie “contribui para a sociedade, pois possibilita o encontro entre diferentes pessoas, com diferentes histórias e experiências”. Segundo ele, os alunos são motivados e desafiados a experimentarem novas formas de aprendizagem, em um ambiente acolhedor.
Já para a professora Melina Serrano, a parceria entre AEJA Mackenzie e comunidade, feita por meio da educação, fortalece pilares, constrói/resgata a identidade do aluno e estimula o exercício à cidadania. “A atuação da escola dentro da comunidade resulta no desenvolvimento pleno do educando”, afirmou a professora.
O primeiro dia de aula dos alunos
“Apesar do sentimento de imensa gratidão e alegria, um misto de tristeza invade o coração ao saber que será o último semestre aqui. Tenho uma vida antes e outra depois da AEJA”, disse Maria de Fátima Barbato, do 3º ano do Ensino Médio, após reencontrar os colegas e professores.
Para Francisca Thais Barbosa, do 9º ano do Ensino Fundamental II, o primeiro dia de aula foi emocionante. “Me senti muito acolhida por toda a equipe e professores. Fiquei afastada da escola por mais de cinco anos e estou realizada de ter a oportunidade que Deus e o Instituto Presbiteriano Mackenzie me deram de seguir meus estudos”, falou.
Pensando na formatura, que acontecerá no final de 2024, Daniel Bezerra de Araújo, do 6º ano do Ensino Fundamental II, sente-se privilegiado e disse ir cada dia mais animado para a escola. “Sou muito feliz por estar na AEJA Mackenzie, demorei para achar meu caminho, mas agora que encontrei vou até o fim”, afirmou o aluno.