Com a constante evolução da sociedade, a escola tem um papel fundamental na formação dos estudantes, não só no âmbito acadêmico, mas também na construção de valores e propósito de vida. Nesse sentido, auxiliar os alunos a planejarem suas vidas pode ser uma ferramenta essencial para desenvolver habilidades socioemocionais e promover a reflexão sobre o futuro. Diante disso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré tem implementado o Projeto de Vida.
A iniciativa é ministrada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As proposições pedagógicas, são balizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamentadas na cosmovisão cristã reformada, com temáticas inerentes as esferas socioemocional, profissional, psicossocial, acadêmica, ética e moral.
Para o coordenador do Projeto de Vida, Gabriel Neres, liderar a iniciativa é gratificante pois “promovemos o protagonismo dos estudantes por meio da formação integral e sinfônica, que envolve a parceria entre família, escola e sociedade”. Ele explica que a união desses pilares sedimenta a construção dos processos acadêmicos e o refino de escolhas individuais dos alunos, no âmbito social, profissional e acadêmico.
O CPM Tamboré acredita que o desenvolvimento das competências socioemocionais é tão importante quanto as competências cognitivas. Por isso, a estrutura do Projeto de Vida também está fundamentada nos mais modernos estudos acadêmicos sobre o assunto, incluindo o Stanford Center on Adolescence.
Desde 2021 a Superintendência de Educação Básica iniciou a institucionalização do Projeto de Vida em esfera nacional. A implementação da iniciativa no CPM Tamboré atua sob a tutela da direção, coordenação, capelania, orientação pedagógica, contando com o completo auxílio da orientação educacional, no nome do coordenador Gabriel Neres, e atuação direta do corpo docente.
“O Projeto de Vida tem sido ampliado e refinado por meio de diversas ações. Uma dessas iniciativas é a construção dos planos anuais institucionais, que têm como objetivo traçar metas e estratégias para o desenvolvimento do programa em todas as unidades do Mackenzie”, frisa Neres.
O coordenador do programa também explica que a realização de grupos de trabalho e pesquisa e a produção de inteligência, por meio de testes e formações locais e nacionais, contribuem para aprimorar a abordagem do Projeto de Vida e torná-la mais eficiente.
Outra medida importante adotada pelo CPM foi o estabelecimento de responsáveis pelo componente em cada unidade. Essas iniciativas têm gerado resultados positivos não só em Tamboré, mas em todos os polos do Mackenzie, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes e preparados para o futuro.
A partir da estrutura institucional, os professores passaram por formações constantes nas unidades realizadas pelos orientadores locais. Essa capacitação tem colaborado para o desenvolvimento criativo e técnico do Projeto de Vida, consolidando a ação dos professores em sala de aula.