No dia 22 de abril, segunda-feira, aconteceu no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, a abertura da 3° edição do Hackathon da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). O evento contou a apresentação das empresas participantes e seus respectivos desafios.
Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o Hackathon tem conquistado resultados maravilhosos, e isso só aumenta a cada ano que passa. “É o terceiro ano, em sequência, que nós fazemos esse evento. E ele tem sido muito exitoso, porque tem congregado professores, alunos, funcionários, as empresas que nos apoiam”. Vasconcelos destacou sobre ser um momento de muita felicidade e agradeceu cada empresa que está participando desta edição.
O diretor da EE, Marcos Massi, ressaltou a importância do Hackathon para os alunos que visam se aproximar ao mercado de trabalho durante o curso. “O Hackathon é um evento que visa preparar nossos alunos para soluções de problemas, combinando habilidades de trabalho, liderança, inovação e criatividade, além de desenvolver seu conhecimento e habilidades técnicas de forma colaborativa”, disse.
“Nossos alunos que já têm uma teoria, um conhecimento acadêmico em diversas áreas e, nesta terceira edição do Hackathon, trazem para eles desafios, para que possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido aqui na instituição”, salientou o capelão universitário, reverendo Gildásio Dos Reis.
Neste ano, o evento conta com a participação de alunos de outras unidades acadêmicas da UPM, como: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Faculdade de Computação e Informática (FCI); Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA); Centro de Comunicação e Letras (CCL); e o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).
Além da participação dos alunos de graduação, os alunos de mestrado e doutorado de Engenharia de Materiais e Nanotecnologia; e Engenharia Elétrica e Computação, também estão presentes, auxiliando nas mentorias das equipes.
O coordenador de Extensão da EE, professor Delmárcio Gomes, apresentou alguns números que mostram o crescimento do Hackathon. “Em 2022, nós tínhamos 11 empresas participantes e 13 desafios, em 2023 passamos para 30 empresas e 32 desafios, e este ano, 2024, estamos com 41 empresas e 41 desafios”.No fim do evento, os representantes das empresas apresentaram seus respectivos desafios. Para ter acesso a todos os desafios e empresas, clique aqui.
Além das autoridades citadas, estiveram presentes na abertura: o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno Duarte; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Teixeira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson de Almeida; e diretores de outras unidades acadêmicas.