Responsabilidade Social

Cada Gota Conta: um projeto de coração

Coordenado por Tiara Rabaglio, programa de doação de sangue está disponível a todos os colaboradores do Mackenzie

23.08.202310h07 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cada Gota Conta: um projeto de coração

A queda de doações de sangue tem sido observada em vários locais. De janeiro a março de 2023, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo registrou uma redução de 3,6% no número de doações de sangue em relação ao mesmo período de 2022.

De acordo com dados do Ministério da Saúde no Brasil, a cada mil habitantes, apenas 14 são doadores regulares de sangue. O número está abaixo das recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere que cerca de 3 a 5% da população seja doadora regular.

Em um cenário desafiador, o projeto "Cada Gota Conta" se destaca como uma iniciativa que chama para ação. Sob a liderança de Tiara Rabaglio, coordenadora de desenvolvimento organizacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o projeto conquistou os mackenzistas.

O Cada Gota Conta iniciou-se como um projeto independente da área de desenvolvimento organizacional, e depois acabou sendo institucionalizado pela Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF). "O projeto começou de forma bem tímida, contando com apenas alguns doadores durante os fins de semana - costumávamos receber de cinco a dez pessoas neste período", relembra Tiara.

Entre os objetivos do projeto, o mais importante é a vontade de ajudar o próximo. De forma indireta, a ação voluntária também desenvolve algumas soft skills dos envolvidos. "Tudo que fazemos pode desenvolver competências e habilidades. Gosto de falar que o trabalho voluntário ajuda a criar empatia, capacidade de análise, espírito de equipe, comunicação e bom humor. Se continuarmos num constante trabalho, sempre podemos aprimorar e unir a comunidade”, explica a coordenadora.

Participação

Qualquer colaborador entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde, pode doar sangue. "Caso você não possa doar por alguma razão, com certeza você conhece alguém que pode. Então é muito importante compartilhar e divulgar os programas de doação”, destaca Rabaglio.

Para participar do projeto, basta acessar o link, ler as informações necessárias, baixar a cartilha de orientações do Programa e inscrever-se no formulário.