Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% dos trabalhadores em todo mundo possuem algum tipo de transtorno mental. Os mais comuns, ansiedade e depressão, já afetam mais de 560 milhões de pessoas. Em relação ao ambiente de trabalho, a falta de cuidado com o bem-estar pessoal pode levar à diminuição de produtividade, e impactam diretamente o colaborador.
Não é fácil arcar com a rotina diária e manter a saúde mental em dia. No entanto, existem algumas maneiras de controlar o dia a dia e evitar tais dificuldades. Confira cinco dicas valiosas para diminuir o estresse diário e criar um ambiente de trabalho saudável e amigável.
Alimentação e atividade física
Exercitar-se e se alimentar de forma saudável e equilibrada são passos fundamentais para manter a saúde em dia — tanto a física quanto a mental. Estas são as chaves essenciais para se sentir mais disposto e produtivo.
Em seu tempo livre, procure investi-lo em atividades físicas como caminhadas, alongamentos e musculação. Evite refeições gordurosas e com baixo valor nutricional. Se preciso, procure um nutricionista e prepare um cardápio específico para suas necessidades.
O Mackenzie disponibiliza aulas de ginástica laboral exclusivas para os colaboradores. As sessões acontecem todas às terças-feiras, com o professor Keyner Luiz, em seu canal do YouTube.
Rotina de descanso e relaxamento
Junto à sua rotina de trabalho, você já pensou em incluir etapas para priorizar a sua qualidade de vida?
Arrumar sua casa antes de sair para o escritório, tomar um café da manhã mais demorado e outras atividades simples tendem a trazer paz e tranquilidade durante a correria diária. Considere também incluir séries de exercícios durante a manhã para experienciar maior calma ao longo do dia.
Expresse seus sentimentos
Seja por meio de hobbies — pintura, música, teatro, escrita ou outros — ou conversando com amigos próximos, não tenha medo de expressar o que sente. Quanto mais colocamos para fora nossos sentimentos, menos angústia e ansiedade se acumulam dentro de nós.
Caso você não se sinta confortável com algo em seu ambiente de trabalho, procure seu superior ou um profissional da área da saúde para conversar a respeito do assunto. Muitas vezes, eles já passaram por situações semelhantes e sem dúvida tais experiências podem ser úteis.
Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho também é essencial para cultivar um ambiente saudável e tranquilo entre todos.
Estabeleça limites entre casa e trabalho
Após o período de isolamento durante a pandemia do Covid-19, o home office, ou trabalho remoto, alterou a percepção geral de ambiente corporativo e o espaço pessoal. A síndrome de burnout, ou “esgotamento profissional", já afeta milhares de pessoas, e pode ser o resultado de um acúmulo de tensões sobre a vida dentro do ambiente de trabalho.
Evite responder e-mails profissionais e outras mensagens de cunho corporativo enquanto estiver de folga ou fora do horário de expediente.
Tenha por hábito passar o tempo livre longe das telas. Ler um livro, cozinhar em família ou arrumar a casa sem nenhum estímulo eletrônico pode ser uma experiência difícil de primeira, mas imensamente gratificante.
Procure ajuda profissional
Caso você sinta que as mudanças citadas não foram o suficiente, não tenha medo de procurar ajuda profissional. Embora ainda seja um estigma, é relevante ressaltar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física — afinal, uma depende da outra.
Hoje, existem diversas maneiras de buscar especialistas. Sessões terapêuticas podem ser realizadas pelo celular, e é possível encontrar diversas redes de apoio em grupos nas redes sociais. O mais importante, no entanto, é lembrar-se de que você não está sozinho!