Alunos do Jardim I, do Colégio Presbiteriano Mackenzie Agnes, foram para a cozinha e viveram uma experiência saborosa, educativa e de muitas descobertas ao colocarem a mão na massa, durante o projeto pedagógico, que visa estimular hábitos alimentares saudáveis, desenvolver noções de higiene, colaboração e o prazer em experimentar novos sabores.
As crianças participaram de dois momentos bem especiais em que prepararam sopa de legumes e um delicioso brigadeiro. Durante o preparo da sopa de letrinhas, a professora falou da importância e os benefícios dos legumes e temperos para a saúde, além de ensinar como lavar cada alimento antes de levá-lo ao fogo. Já no preparo do brigadeiro, um dos doces mais amados pelos pequenos, foi trabalhada a memória afetiva, quantidade, itens de receita, cores, coordenação motora e trabalho em equipe.
"As crianças participaram ativamente do preparo da receita, ajudando a misturar, enrolando e enfeitando os brigadeiros com as professoras. Durante a vivência foram trabalhadas algumas habilidades, como noções de quantidades, coordenação motora, higiene, análise fonológica, quantidade de letras, quantidade de sílabas, consoantes, vogais e todo o trabalho em equipe. As crianças demonstraram muito entusiasmo e curiosidade, fazendo sempre perguntas e explorando cada etapa que foi acontecendo. O momento proporcionou também a socialização, cooperação, e a diversão entre eles, fortalecendo assim os vínculos e estimulando o cognitivo de cada um”, enfatiza a professora do Jardim I, Françoise Serrão.
Visita da Tartaruga Lila
Além disso, o Jardim I participou de outra atividade, dessa vez ao ar livre, para receber a visita da Tartaruga Lila. Nesta atividade as crianças exploraram a letra do alfabeto T de forma lúdica e significativa. Esse tipo de dinâmica faz despertar o interesse dos pequenos pela linguagem oral e escrita, além de aproximá-las dos animais, que muitas vezes só conseguem ver no zoológico ou em livros.
A visita da Tartaruga Lila criou um momento divertido e muito marcante para cada um deles, como afirma a professora do Jardim I, Flávia Virginia Alves de Almeida.
"As crianças ficaram encantadas com a presença do animal. Elas tiveram a oportunidade de observar de pertinho sua casca, as patas, os olhos e observar o jeitinho calmo dela andar. Para muitos, foi a primeira vez que tiveram contato com o animal. Então estimulamos que elas falassem como foi viver esse momento, o que sentiram e o que viram. Em seguida, fizemos juntos uma lista de palavras que também começam com a letra T como: tomate, telefone, tesoura. Foi um momento muito curioso, de muitas perguntas e descobertas. Elas amaram a visita da Tartaruga Lila".