Saúde e Bem-Estar

FEMPAR lança livro sobre principais causas da pandemia da obesidade

Estudo é resultado de pesquisas desenvolvidas durante 15 anos

02.06.202317h13 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

FEMPAR lança livro sobre principais causas da pandemia da obesidade

Professores e estudantes da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), em conjunto com colaboradores externos, produziram o livro “Principais causas da pandemia da obesidade: Conjectura da diminuição da enteropatia ambiental”, com publicação pela Editora Dialética.

O trabalho em conjunto, coordenado pelo professor Aristides Schier da Cruz, que leciona as disciplinas de Pediatria da Graduação e Bioestatística da Pós-Graduação da FEMPAR, explora as prováveis causas do aumento da obesidade humana e expõe evidências a favor da conjectura de que as mudanças seculares da média do índice de massa corporal (IMC), da estatura e da idade média da menarca, têm entre suas principais causas a diminuição progressiva de uma doença intestinal muito bem descrita desde os anos 1970, porém negligenciada pela ciência médica: a enteropatia ambiental.

Enteropatia ambiental é uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado causada por contaminação bacteriana, a partir da falta de higiene do ambiente, água e alimentos. Com a diminuição da enteropatia ambiental, houve aumento progressivo da capacidade de digerir, absorver e incorporar os alimentos ingeridos. Com os progressos do saneamento do ambiente, da água e o consumo de alimentos não contaminados, a enteropatia ambiental foi desaparecendo em grande parte da humanidade. As consequências notáveis foram a média de estatura humana cada vez maior e aumento da prevalência da obesidade, com melhora da saúde e expectativa de vida.

O professor Aristides destaca que o estudo foi desenvolvido durante 15 anos, e foram necessários mais 3 anos para produzir a obra. “Tenho 35 anos de experiência como médico pediatra, especialista em gastroenterologia pediátrica, e pude ver as grandes mudanças na saúde humana. Mudanças para melhor”.

Além disso, ele comenta que o intestino humano se tornou tão sadio ao longo das décadas, que foi impossível evitar que a massa física aumentasse muito. Segundo ele, a difícil reversibilidade da obesidade populacional é explicada porque a capacidade de absorver os alimentos melhorou. “A sobrevida humana aumentou muito, pois a saúde humana ficou muito melhor, e o aumento da obesidade é só uma consequência disto”, salienta.

“Principais causas da pandemia da obesidade: Conjectura da diminuição da enteropatia ambiental” convida o leitor a embarcar em uma viagem pelas causas do aumento da prevalência da obesidade na maioria dos países do mundo após os anos 1950. O estudo proporciona a oportunidade de conhecer as evidências científicas sobre a maioria das possíveis causas do aumento da obesidade, que vão além do sedentarismo, gula e erros alimentares.

O livro pode ser adquirido aqui.