HUEM inaugura sala de apoio à amamentação

Local é equipado para proporcionar conforto às colaboradoras que estão lactantes

16.05.202314h15 Comunicação - Marketing Mackenzie

HUEM inaugura sala de apoio à amamentação

As colaboradoras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) podem contar com uma nova estrutura de apoio e cuidado. Nesta terça-feira, 16 de maio, foi inaugurada a Sala de Apoio à Amamentação, que fica ao lado do Banco de Leite Humano (BLH). O diretor geral da instituição, Dr. Tiago Tormen, participou do corte da faixa inaugural.

“Uma iniciativa que partiu das colaboradoras e veio de encontro ao nosso propósito de alcançar melhorias contínuas, na busca de contemplar a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que é educar e cuidar”, disse Dr. Tiago.

A Sala de Apoio à Amamentação do HUEM será certificada pelo Ministério da Saúde. Existem 200 salas semelhantes espalhadas pelo Brasil, das quais 22 no Paraná. Autora da iniciativa, a coordenadora do BLH, Ana Lúcia dos Anjos, salienta a importância de espaços como esses.

"A principal função da sala é proporcionar para a mulher que esteja amamentado um espaço para realizar a retirada e estocagem do leite materno, com privacidade e segurança durante a jornada de trabalho. Ao final do expediente poderá levar o seu leite para casa e ofertar ao seu filho, ou também se desejar, doá-lo para o Banco de Leite Humano, onde será pasteurizado e distribuído para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal”, explica Ana Lúcia.

Atualmente são 1.440 colaboradoras em idade fértil, e outras 456 terceirizadas. A sala conta com refrigerador adequado para o armazenamento do leite humano, poltronas confortáveis e ambiente tranquilo. Tudo para assegurar sossego e aconchego para as mães e para os bebês.

“Entre colaboradoras e terceirizadas, temos no HUEM uma média de 90 mulheres que retornam de licença maternidade por ano. É fundamental que elas tenham um local adequado para amamentar após voltarem ao trabalho. Estou muito feliz e agradecida por nossa inauguração”, destaca Ana Lúcia.

Inauguração

Momentos após o corte da faixa inaugural,o espaço já foi utilizado pela primeira vez. A médica Andreia Franco, chefe do serviço de cuidados paliativos pediátricos do HUEM, sentou-se na poltrona para amamentar sua filha Maria, de cinco meses.

“É gratificante trabalhar em uma instituição que incentiva a amamentação. Maria nasceu aqui. Tive dificuldades para amamentar e os profissionais foram fundamentais para conseguirmos chegar aos cinco meses amamentando. Estou muito feliz em poder inaugurar esta sala linda, um local de amor e de respeito, feito para acolher”, ressaltou a médica.

Duas colaboradoras gestantes participaram da inauguração da Sala de Apoio à Amamentação. Graciele da Luz, que trabalha no BLH e alojamento conjunto, e a Bárbara Goulart, supervisora de enfermagem.

Graciele está com 34 semanas de gestação, esperando seu primeiro filho que vai se chamar Miguel. “Uma tranquilidade a mais para quando eu retornar da licença, saber que existe um local próprio para esgotar o leite, podendo doar ou levar para casa”, diz ela.

Bárbara, que está com 32 semanas, também espera o primeiro filho, Gabriel. Ela ressaltou a iniciativa do Hospital em ofertar esta sala às colaboradoras. “Eu vejo como um cuidado da instituição, com a mulher que volta ao trabalho em um momento tão delicado, precisando se afastar do filho. É uma atenção, para que a gente consiga prover um conforto em continuar com a amamentação, que traz tantos benefícios para o bebê”,afirma.