Pesquisa em Debate aborda registros dos primeiros edifícios do Mackenzie

Evento lançou o novo site do Centro Histórico Cultural Mackenzie

11.05.202317h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisa em Debate aborda registros dos primeiros edifícios do Mackenzie

Nesta quarta-feira, 10 de maio, o Centro Histórico Cultural Mackenzie (CHCM) promoveu mais um Pesquisa em Debate, com o tema Mackenzie Higienópolis e seu patrimônio edificado. O evento foi organizado pelo CHCM, e contou com mediação do professor doutor Marcel Mendes, pesquisador líder do projeto Pesquisador Residente CHCM, e mesa de debate com o professor Eduardo Abrunhosa, coordenador do CHCM e do professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Marcos Carrilho.

No início do evento ocorreu o lançamento do site do CHCM, que tem como objetivo apresentar as iniciativas culturais e educacionais promovidas pelo CHCM, facilitando o acesso às informações, tanto para pesquisadores quanto para o público de todas as idades, disponibilizando o acervo preservado e digitalizado. Além disso, o site dará acesso a agendamentos para o Passeio Histórico e a visitação digital às atividades culturais que já aconteceram. Para acessar o site basta clicar aqui.

No debate, o professor Eduardo Abrunhosa contextualizou a história da construção dos edifícios do campus Higienópolis, contando seu desenvolvimento desde o início da Escola Americana na casa do reverendo Chamberlain, posteriormente na propriedade da Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo, passando pela construção no largo do Paissandu, no centro de São Paulo, até a migração para o bairro Higienópolis, por ser afastado das relações urbanas da época e para inaugurar o Protestant College, separando crianças de adultos.

“Higienópolis é um campus isolado, e que foi inspirado no modelo americano, o que faz todo sentido se pensarmos que os fundadores se formaram em Princeton”, salientou Abrunhosa.

Já na apresentação do professor Marcos Carrilho, o público teve a oportunidade de conhecer os resultados de sua pesquisa sobre os diversos registros originais, documentos e fotografias, que elucidam as etapas de construção dos primeiros prédios do Mackenzie. “Precisamos entender que, aqui no campus, estamos vivendo um museu vivo. O campus é vivo, ele acompanha o tempo’’, refletiu Carrilho.

Ao fim do evento, o arquiteto foi homenageado e recebido como novo pesquisador residente do CHCM, e informou que todo os registros apresentados durante a palestra, que em breve, estarão disponíveis para pesquisa.