A HEMO-HUEM, também conhecida como agência transfusional, foi criada em 2014 com o objetivo principal de fornecer hemocomponentes e hemoderivados com segurança aos pacientes do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM). A agência também presta suporte aos médicos prescritores, garantindo o suprimento de sangue seguro, com total rastreabilidade dos hemocomponentes.

Para garantir a qualidade, a agência transfusional possui um rigoroso controle interno dos reagentes e hemocomponentes. Em seu arsenal terapêutico são disponibilizados: concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas randômicas e colhidas por aférese, crioprecipitado e concentrados de fatores de coagulação, e ainda, em casos específicos, hemocomponentes especiais como deleucotizados, irradiados, lavados e fenotipados.

Desde sua criação, a agência atende, em média, mais de 500 exames imunohematológicos, atendendo cerca de 600 requisições médicas por mês. Em média são transfundidos mensalmente 458 concentrados de hemácias, 87 plasmas frescos, 83 plaquetas randômicas, 32 plaquetas por aférese e 21 crioprecipitados.

A agência dispõe de cabina de fluxo laminar que permite o fracionamento das bolsas de sangue em alíquotas, para melhor atender os pacientes recém-nascidos da UTI-NEONATAL, protegendo-os de contaminação bacteriana e de sobrecarga circulatória. A HEMO-HUEM está permanentemente preocupada em desenvolver ações de capacitação dos profissionais envolvidos no processo transfusional e orientação médica quanto ao uso racional do sangue, oferecendo sempre os componentes necessários aos seus pacientes.

O HEMEPAR, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, é responsável por suprir nosso estoque de sangue, graças às doações dos voluntários que ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas.  Para doar sangue em Curitiba o candidato deve estar em boas condições de saúde e dirigir-se ao seguinte endereço:

 

Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. Tel: (41) 3281 4000