Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da CCIH e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

Ao SCIH compete planejar, executar e avaliar um programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, realizar investigações de casos e surtos e implementar medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação continuada, elaborar e divulgar relatórios. Dentre as principais atividades para a coleta de dados está a busca ativa, análise de culturas positivas de material biológico, controle de antimicrobianos, visitas diárias as Unidades de Terapia Intensiva utilizando a metodologia do NNISS e periódicas as demais unidades. Com essas informações é possível definir limites endêmicos de infecções para cada unidade, originando taxas de infecções mensal e anual.

CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie foi criada em outubro de 1992 para atuar na prevenção e controle de casos.

A CCIH, conforme Portaria nº2616/GM de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, é um órgão de assessoria à Direção Geral e de execuções das ações de membros consultores (representantes da equipe médica, enfermagem, farmácia, laboratório e administração) e membros executores (médicos infectologistas, enfermeiros, assistente administrativo e estagiários), cumprindo integralmente as determinações da Portaria Ministério da Saúde e as funções inerentes a um hospital de ensino.

Nosso compromisso
O compromisso da CCIH é contribuir com a instituição na redução das taxas de infecção visando a qualidade do serviço prestado. Aprimorar os processos de trabalho, construindo um ambiente seguro, com qualidade e respeitando nossos clientes com conhecimento, ética e ações multiprofissionais.

Nosso Negócio
Nosso negócio é a análise, prevenção, diagnóstico e informação das taxas de infecção, programas de orientações a equipe multiprofissional, auditoria interna.