O Serviço de Transplante de Córnea do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie está credenciado no Sistema Nacional de Transplantes – SNT e Central Estadual de Transplantes do Paraná – CET-PR e realiza procedimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, convênios e particular. Em funcionamento há mais de 3 décadas, oferece atendimento de qualidade a toda população do estado.

 

Criado pelo Dr. Carlos Augusto Moreira, foi o primeiro serviço a montar um banco de olhos no estado do Paraná. Atualmente, realiza cerca de 50 cirurgias ao ano entre transplantes de córnea e esclera.

O que é a córnea e como é feito a cirurgia de transplante?

A córnea faz parte da camada mais externa do nosso olho, é totalmente transparente e corresponde a principal lente do nosso olho. Durante a cirurgia, é feito um corte circular na região da córnea afetada de quem receberá o transplante e na córnea doadora com o mesmo tamanho. A nova córnea é então suturada de maneira cuidadosa para que se obtenha um resultado anatômico e visual o mais próximo do normal.

 

Quem pode se beneficiar de um transplante de córnea?
Pessoas que perdem a transparência da córnea ou que apresentam irregularidade importante no seu formato, a ponto de distorcer a visão de maneira significativa, podem se beneficiar de um transplante de córnea.

Quem pode ser um doador de córnea?
Qualquer pessoa que venha a óbito e manifestou em vida aos familiares sua vontade de doar seus órgãos pode ser um doador, desde que preencha os critérios determinados pela CET. Vale ressaltar que a retirada das córneas pode ser feita até 6 horas após a parada do coração, diferente dos transplantes de coração e rins, por exemplo, que podem ser retirados apenas em casos de morte encefálica.

O doador precisa ser compatível?
Não. Por se tratar de um tecido sem a presença de vasos sanguíneos não há necessidade de realizar testes de compatibilidade entre o doador e o receptor. Isso faz com que a fila seja única para todos os candidatos, diminuindo o tempo de espera.

Quais os cuidados devem ser tomados antes e depois do transplante?
Embora com uma alta taxa de sucesso em comparação aos demais transplantes de órgãos, é fundamental para o sucesso do transplante de córnea alguns cuidados antes e depois do procedimento Sendo eles: manter uso das medicações prescritas, comparecer às consultas programadas, evitar traumas oculares e procurar prontamente seu médico em caso de sintomas não usuais são essenciais para uma boa recuperação visual.